segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dia Nacional do aposentado data para comemorar e refletir

24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado -esta data foi instituída a partir de 1923, quando aconteceu a assinatura da Lei Eloy Chaves que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados, consolidando a base do sistema previdenciário brasileiro. Um marco para uma justa homenagema todos os trabalhadores que de alguma forma, em cada profissão, prestaram serviços para ajudar a construír o nosso país.

Dia de comemorações, mas também para reflexões, pois apesar dos serviços prestados ao longo dos anos, os aposentados são uma das categorias mais discriminadas pelo governo, mercado de trabalho, população e muitas vezes por familiares.

A aposentadoria é vista com preconceito. Como uma doenção, como invalidez.Isso porque ao aposentado(a) resta viver apenas da aposentadoria, que sofreu terríveis descontos por causa de políticas públicas inadequadas e ineficientes. Além do desvio desse dinheiro, para outros fins, quando serviria para garantir a qualidade de vida do aposentado.

Ao lado da difícil condição econômica, da falta de políticas públicas, está também o pior de todos os preconceitos: o da família. A que esquece a convivência de uma vida e rejeita os parentes que já atingiram uma idade avançada que precisam de assistência de alguém.. A ausência de amor é o pior de todos os males.

Aposentadoria nãe é sinônimo de velhice. Velhice não é sinônimo de invalidez. Aposentadoria é experiência, sabedoria e dedicação.Precisamos reconhecer isso todos os dias é não apenas nessa data. O respeito é a homenagem merecida à quem conseguiu alcançar essa fase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário