

Em destaque, as propostas que apontam a necessidade de que o SUS inclua a especialidade de geriatria,que as políticas públicas sejam disponibilizadas no meio rural; capacitação para os cuidadores de idosos; cadastro único das ILPIs; fiscalização efetiva nos locais que recebeim idosos e que o poder público intervenha junto aos bancs para impedir o individamento de idosos com empréstimos consignados.Sobre esse tema, o conselheiro da Fritid, Ernani Mundstock, alertou sobre cadastros de crédito que possibilitam a invasão da privacidade das pessoas da terceira idade, pois as empresas disponibilizam os dados aos bancos, que passam a abordar os idosos de forma permanente e insistente para que assumam emprésimos.
Como representante da Fritid, Jussara Ramos destacou a importância fundamental da educação para uma mudança na forma de relacionamento com os mais velhos. Na sua visão a inclusão do tema nas escolas possibilitará uma outra prendizagem sobre respeito e amor em relação àqueles que representam as origens de cada um.
Dirceu Messias, presidente da Federação parabenizou a colocação de Jussara e enfatizou que a situação das pessoas da terceira idade é cultural e passa por uma nova concepção de sociedade onde as pessoas ao pararem de trabalhar possam ser tratadas respeito e possam levar uma vida digna. Diante disso, ressaltouu a autonomia da Fritid em defesa dos direitos dos idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário