terça-feira, 6 de março de 2012

Nossa homenagem e solidariedade à todas as mulheres!


 O Dia Internacional da Mulher mobiliza manifestações no mundo todo.
O objetivo é marcar o dia com a memória de luta que deu origem à data e chamar atenção para as condições desfavoráveis da mulher no mundo.
 O dia 8 de março foi escolhido para homenagear as primeiras mulheres que fizeram greve reivindicando melhores condições de trabalho.

Em 8 de março de 1857, operárias têxteis de Nova Iorque entraram em greve e ocuparam a fábrica em que trabalhavam. Elas protestavam contra os baixos salários, as péssimas condições de trabalho e reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas. Um incêndio criminoso matou 130 dessas mulheres que lutavam por seus direitos, por estarem trancadas na fábrica.
Durante uma conferência mundial das organizações socialistas, a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs que esse dia então fosse lembrado como o Dia Internacional da Mulher. Em 1975 as Nações Unidas passaram a comemorar a data.
A luta dessas primeiras mulheres por igualdade de direitos não faz parte do passado. Apesar dos muitos avanços conquistados durante mais de um século de luta feminina, as mulheres continuam
sendo discriminadas e ganhando menos que os homens, mesmo realizando trabalhos iguais.
Além da discriminação sexual, elas também sofrem com discriminação de etnia. As mulheres negras ganham em média quatro vezes menos que um homem branco. O que mostra que a luta das mulheres ainda é necessária e atual no mundo contemporâneo.

Nesse dia reafirmamos as bandeiras levantadas pelas mulheres: por direito a salário iguais, pelo direito de decisão sobre o seu corpo e pelo fim da violência doméstica e sexual.
A nossa luta é a luta de todas as mulheres!
 Nossa solidariedade às mulheres trabalhadoras de todo o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário