segunda-feira, 8 de abril de 2013

Envelhecer não é como antes, agora temos gerontolescência"


A afirmação é do brasileiro  Alberto, Kalache, especialista  em 'adulto maior", que dirigiu durante 14 anos o Programa de Envelhecimento da Organização Mundial de Saúde.


"Antes nem seque existia a adolescência porque se acreditava que as crianças passavam de aprender a ler a trabalhar, e uma geração coube romper com esse modelos e a trazer a adolescência. Agora nos cabe romper  outro modelo e trazer a gerontolescência", afirmou o especialista.

Durante um seminário sobre cidades amigáveis com o "adulto maior", que aconteceu em Costa Rica, no mês de fevereiro de 2013, ele se dirigiu aos governos locais e adultos da terceira idade.
" Existem pessoas cronologicamente velhas, mas funcionalmente jovem. Há alguns anos as pessoas se aposentavam e em poucos anos morria. Mas, e agora? As coisas não são mais assim, queremos que as pessoas passem tricotando mantas durante 30 anos?"
Temos que lhes dar opotunidades de se integrar" acrescentou.

Cidades amigáveis - 

Kalache escutou as propostas de que alguns governos locais costariquenhos colocaram em prática para dar mais espaço aos idosos. Sua idéia é que Costa Rica  seja  um país cheio de cidades amigáveis com o adulto maior.
Essas cidades tem oito caractrísticas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):  ser uma ciadde limpa, com espaços ao ar livre e edifícios adequados a pessoas da terceira idade; ter um serviço de transporte público com preços acessíveis e facilidades; que as casas estejam adequadas às incapacidades e desgastes acontecem com a idade; que os idosos tenham participação em suas comunidades.

Também deve estar incluído que as pessoas sejam tratadas com respeito; que tenham opções de emprego tempoáario; que tenham espaços para que tenha voz e se façam ouvir e que tenham serviços de saúde adaptados às suas necessidades.

"Não somente lhes conceder atenção médica e de saúde, é mais complexo; Essas pessoas  necessitam de possibilidades de estudo, emprego e de participação cidadã", concluiu Kalache.

Um comentário:

  1. Boa noite Fritid, vim retribuir sua visita, adorei ter vindo aqui. Apareça quando puder. Bjs

    ResponderExcluir